Musica da Semana ♫

We found love by Rihanna on Grooveshark

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dica rápida: Sem descansos, sem ganhos

Você não esta vendo resultados em seus treinamentos, mesmo que tenha seguido uma boa dieta e um bom treinamento? Vai ver é o seu descanso, por isso vou explicar a importância de um descanso

 

 

Você come bem, treina pesado, periodiza seu treino, mantém uma boa suplementação e mesmo assim não tem ganhos musculares expressivos na densidade muscular? Então, o problema provavelmente é o descanso inadequado que lhe é proporcionado.

Caso esteja cansado, fadigado e esgotado, este artigo é dedicado a você. Conheça a importância do descanso para obter bom desenvolvimento muscular e atingir seus objetivos.
 
Pois bem, existem basicamente dois tipos de descansos: O sinérgico e o absoluto.

O descanso sinérgico é aquele que podemos definir como o espaço de repouso entre uma sessão de treinamentos e outra, obedecendo a sinergia muscular. Por exemplo, é sinergicamente incorreto treinar costas na segunda-feira e bíceps na terça feira ou, pior, treinar costas novamente. Da mesma forma, é correto treinar, por exemplo, costas na segunda-feira e bíceps no mesmo dia ou PELO MENOS 2 ou 3 dias depois.  Mas é claro que o descanso sinérgico também deve levar em consideração a individualidade e, claro, a intensidade do treinamento naquela sessão.

Já o descanso absoluto é basicamente o sono. O sono é uma poderosa ferramenta anabólica. É nele em que grandes taxas hormonais (e de hormônios importantes) são efetivamente produzidos como a testosterona e o GH. Além disso, a baixa energia gasta pelas atividades diárias do corpo, contribuem para uma otimização na síntese protéica, refazendo o tecido muscular microlesionado e, pasme, causando a hipertrofia muscular.
Além disso, seja no descanso sinérgico ou no descanso absoluto, é importante aliar descansos a médio período, como sonecas, se possível.

Descansar não significa todavia, apenas repouso total, mas proporcionar relaxamento ao corpo, seja lá de qual forma for.

Lembre-se que é basicamente impossível realizar uma nova sessão de treinamentos pesada e com qualidade estando com sono ou, ainda pior, com a musculatura não recuperada. Aliás, um treino mal feito muitas vezes tem como resultado o catabolismo, não anabolismo.

Alguns benefícios do descanso, basicamente são:

- Produção hormonal durante o sono;
- Possibilidade de não fadiga para melhor prática do exercício físico;
- Otimização da síntese protéica;
- Recuperação parcial de tendões e articulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário